sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sul Brasileiro de Pesca

Imagem
Guaratuba (PR) é sede de campeonato de pesca
O Ecoturismo está entre as atividades sustentáveis que mais cresce no mundo e a pesca esportiva é um de seus braços cujo potencial está cada vez mais reconhecido. Considerando o 2.º esporte mais praticado no Brasil, só perdendo para o futebol, além da satisfação aos adeptos, pode se transformar em instrumento de conservação ambiental.

Dia do Pescador

Imagem
Hoje, dia 29 de junho, é um dia muito especial
Uma justa homenagem aos profissionais que trabalham na pesca artesanal e na pesca industrial, ou ainda aqueles que encontram emoções e alegrias na pesca amadora.

Pesca na TV a cabo

Imagem
TV a cabo brasileira terá primeiro canal exclusivo de pesca
Na próxima sexta-feira (29) será lançado na TV a cabo brasileira o primeiro canal exclusivamente direcionado à pesca. O FishTV tem produção 100 brasilieira e tem sede na cidade de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Primeira reprodução controlada bem sucedida do peixe serra

Imagem
A primeira reprodução controlada bem sucedida do peixe-serra-de-dentes-pequenos (Pristis pectinata), criticamente ameaçado de extinção, aconteceu no resort Atlantis, em Paradise Island, nas Bahamas. A instituição, reconhecida pela Association of Zoos & Aquariums (Associação de Zoológicos e Aquários, em tradução livre), foi a primeira do mundo a conseguir o feito, em 12 de abril.

Tubarão protegido na Venezuela

Imagem
Proibição do corte de barbatanas dos tubarões
A Venezuela adotou, recentemente, uma série de medidas destinadas a proteger os tubarões nas suas águas. Entre estas medidas estão a proibição da pesca comercial destes animais numa área de 3.730 quilômetros quadrados no Mar das Caraíbas e da prática de corte das barbatanas dos tubarões, que depois são devolvidos ao mar para morrer.

Crea/SE se recusou a emitir o registro profissional de egressos do curso de engenharia de pesca da UFS

Imagem
O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em Sergipe (PRDC/SE), está processando o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (Crea/SE). A entidade se recusou ilegalmente a emitir o registro profissional de egressos do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Peixe cozido maranhense

Imagem
Ingredientes
• 1 kg de pescada ou outro peixe de preferncia limpa e cortadas em pedaços 
• 1 tomate picadinho 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vazamento de óleo na Bahia

Imagem
Gerou uma mancha com ao menos quatro quilômetros de extensão e interrompe pesca em Salvador.
Um vazamento de óleo, que gerou uma mancha com ao menos quatro quilômetros de extensão, atingiu uma das mais tradicionais regiões pesqueiras na baía de Todos os Santos, próxima a Salvador.

Festival de Peixe no Amapá

Imagem
1º Festival Gastronômico Peixe do Mar no Meio do Mundo será em Agosto
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, por intermédio da Superintendência Regional e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), promove no período de 2 a 4 de agosto, o 1º Festival Gastronômico Peixe do Mar no Meio do Mundo.

Câncer de fígado - Estudo assegura que comer peixe diariamente reduz risco

Imagem
Comer diariamente um peixe rico em ácidos graxos, como o besugo ou o salmão, reduz o risco de desenvolver câncer no fígado, assegura um estudo realizado pelo Centro do Câncer do Japão, informou nesta sexta-feira o diário Yomiuri.

sábado, 16 de junho de 2012

Pesca proibida em Palmas (TO)

Imagem
Mancha verde gera preocupação nas praias e órgãos ambientais e de fiscalização proíbem a pesca e o banho

Feira de Pesca e Náutica do DF

Imagem
A segunda edição do evento ocorrerá entre os dias 27 de junho e 1º de julho
Após o sucesso da 1ª Feira de Pesca e Náutica do Distrito Federal, os brasilienses terão a oportunidade de participar da segunda edição do evento, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, no Pontão do Lago Sul. Um dos destaques da feira é o Simpósio de Biodiversidade Brasileira, com os temas: Lixo Reciclável, a importância da Pesca Esportiva e Amadora na Preservação Ambiental e Segurança Náutica.

EXPOPESCA 2012 – Maringá (PR)

Imagem
1º evento no noroeste do PR que incentiva a prática de pesca esportiva vai até domingo, dia 17 de Junho
A Paiaguás Promoções promove em Maringá - PR, no Maringá Shopping dos Calçados de 13 a 17 de Junho de 2012, a 1ª edição da EXPOPESCA - A melhor feira de pesca, náutica, turismo e lazer do Brasil.

Tubarão-touro

Imagem
Pesquisador "pesca" a espécie de quase meia tonelada nos EUA
O cientista Neil Hammerschlag navegava por um arquipélago no sul da Flórida, nos Estados Unidos, para realizar uma pesquisa sobre como manter os tubarões vivos e longe dos pescadores.

Proibida a pesca do bacalhau

Imagem
União Europeia proíbe no inverno a pesca em boa parte do mar do Norte, na Noruega
Pescar bacalhau no Inverno vai ser proibido já este ano em boa parte do mar do Norte, na Noruega.

Austrália deve criar maior conjunto de reservas marinhas do planeta


Corais na Austrália | Foto: Reuters
Ambientalistas, porém, consideram as medidas insuficientes e pedem uma proibição total da pesca comercial no Mar de Corais.

Aprovado Seguro Desemprego para Catadores de Caranguejo…

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (13/6) projeto de lei que concede seguro-desemprego aos catadores de caranguejo durante o período de defeso, quando a captura da espécie é proibida (PLC 53/2011). A proposta deve seguir à sanção presidencial, sem passar pelo Plenário do Senado.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Indústria de ração de peixes

Imagem
Grupo Matsuda inaugura sede e injeta R$ 25 milhões na economia de Mato Grosso
O governador Silval Barbosa prestigiou a inauguração de mais uma indústria do grupo Matsuda em Mato Grosso. Desta vez, a indústria aproveita o crescimento econômico do Estado para investir R$ 25 milhões em uma fábrica para rações de peixes e pets que colabora para o processo de verticalização da produção agrícola do Estado.

Dia Mundial dos Oceanos

Imagem
Nações Unidas comemoram nesta sexta-feira a data que marca os 30 anos da Convenção da ONU sobre a Lei do Mar.


As Nações Unidas comemoram nesta sexta-feira o Dia Mundial dos Oceanos. A data marca os 30 anos da Convenção da ONU sobre a Lei do Mar.

Em mensagem, o secretário-geral lembrou que quando foi adotado, em 1982, o acordo "fez história" e "é um monumento vivo da cooperação internacional."

Ameaças

Ban Ki-moon destacou ainda que a proteção dos oceanos e das áreas costeiras está entre as metas da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

Em entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, o especialista em economia socioambiental e professor da USP, José Eli da Veiga, falou sobre algumas ameaças aos oceanos.

"Não é só o aspecto muito falado da pesca, que não se sabe por quanto tempo vai ter peixe ainda. Mas mesmo o estrago que está havendo nos oceanos por causa do excesso de nitrogênio, que é usado na agricultura e que corre para os cursos d´água, vai parar nos oceanos e cria zonas mortas."

Iniciativas e Proteção

Ainda em sua mensagem, o Secretário-Geral Ban Ki-moon lembrou que os oceanos estão "ameaçados pela poluição, pelo esgotamento de recursos da pesca, impactos da mudança climática e deterioração do ambiente marinho.

Segundo Ban, a Rio+20 deve mobilizar a comunidade internacional a melhorar o manejo e conservação dos mares.

Ele indicou que a ONU, governos e parceiros devem promover iniciativas que reduzam a poluição, inibam a sobrepesca e melhorem a proteção dos oceanos.


Fonte: Jornal do Brasi

Recorde nos EUA

Imagem
Pescador fisga bagre de 1,16 m e bate recorde de quase 70 anos

Lula gigante

Imagem
Atacada por tubarão após ser achada boiando no mar

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pesca artesanal Câmara poderá ter comissão

Imagem
A presidente interina da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), afirmou nesta quarta-feira (6) que criará comissão especial para discutir e analisar projeto de lei de iniciativa popular que garante o direito de comunidades pesqueiras tradicionais ao seu território.

Instituto do Meio Ambiente

Imagem
Gincana em Alagoas com pescadores, recolhe toneladas de lixo nas águas da Mundaú
Toneladas de lixo foram retiradas das margens da Lagoa Mundaú por pescadores que participaram de uma gincana promovida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/Alagoas), no trecho entre o Pontal da Barra e o Flexal de Baixo, em Bebedouro.

Baleias francas austrais

Imagem
Santos Brasil amplia parceria com ONG Projeto Baleia Franca
A nova parceria firmada entre Santos Brasil e a ONG Projeto Baleia Franca é uma evolução dos trabalhos conjuntos desenvolvidos durante as obras de ampliação do Tecon Imbituba, administrado pela Companhia.

Peixe "Frankenstein"

Imagem
Peixe desconhecido atrai atenção internacional para lago britânico
Um lago em Cambridge, na região central da Inglaterra, despertou interesse internacional depois que um peixe que seria de uma espécie desconhecida foi fisgado no local.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festival de Pesca de Juara

Imagem
Vem ai o 2º maior festival de pesca do estado de Mato Grosso
A Prefeitura Municipal realiza nos dias 28 e 29 de julho, o V Festival de Pesca as margens do Rio Arinos, sendo que a abertura será dia 28 com o Festival de Pesca Mirim no Lago Geraldão.

Crimes de pesca

Imagem
Principais ocorrências atendidas pela PM Ambiental de Barretos (SP)
No dia 05 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O aspirante Emerson Mioransi, comandante destaca que são várias as ocorrências atendidas no 2º Pelotão de Polícia Ambiental de Barretos.

Banco de Abrolhos Maior refúgio de vida marinha da costa brasileira

Imagem
As baleias também fazem festa quando chegam à Bahia. Não é axé, mas é um ritmo pesado de batidas fortes. Elas comemoram o fim da viagem de 4 mil quilômetros, do extremo sul do continente, na Antártica, até Abrolhos, no sul da Bahia. Os pesquisadores confirmam que em 2011 houve um recorde: 7 mil baleias vieram ao Brasil, no período de junho a novembro. 

Dia do Meio Ambiente

Imagem
Lançado projeto "Tartarugas da Amazônia" e Manaus é a 2ª cidade menos arborizada, segundo IBGE
o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), Manaus recebeu o plantio de mudas. Também foi realizada a distribuição da cartilha Patrimônio Ambiental de Manaus. A publicação é ilustrada com fotos e informações sobre as unidades de conservação, parques de uso público e reservas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Manaus.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Saiba mais sobre o peixe Black Bass

Nome Popular
Black Bass, Largemouth Bass
Nome Científico
Micropterus salmonoides

Saiba mais sobre o peixe Bicuda

Nome Popular
Bicuda
Nome Científico
Boulengerella spp.

COPACOL: Cooperativa promove primeira edição do Tecno Tilápia

COPACOL: Cooperativa promove primeira edição do Tecno Tilápia
Para fomentar ainda mais a cadeia produtiva do peixe, orientar os produtores sobre o manejo e demais assuntos relacionados ao segmento, a Copacol realizou nesta sexta-feira (01/06), a primeira edição do Tecno Tilápia. O evento foi realizado na Aercol (Associação do Funcionários da Copacol) de Nova Aurora e teve como público alvo os piscicultoresintegrados e os técnicos da cadeia produtiva.

NUTRECO FRI-RIBE FALARÁ SOBRE ALIMENTAÇÃO DOS CAMARÕES NO MAIOR EVENTO DE AQUACULTURA DA AMÉRICA LATINA (11 A 14 DE JUNHO, EM NATAL/RN)

fenacam 2011
Marcelo Toledo, gerente corporativo de aquicultura da Nutreco Fri-Ribe, falará sobre nutrição de peixes onívoros, e Dagoberto Sanches, consultor para carcinicultura da Skretting Américas, tratará do manejo alimentar de camarões.

sábado, 2 de junho de 2012

Comissão de Agricultura da Câmara aprova adicional de insalubridade para pescador profissional



Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 1087/11, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que concede aos pescadores profissionais o direito de receber adicional de insalubridade.

Governo do Maranhão cria Secretaria da Pesca e Aquicultura

Governo do Estado do Maranhão

O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, empossou nesta quinta-feira (31), o secretário Extraordinário da Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin de Sousa.