terça-feira, 31 de julho de 2012

Produtos à base de peixe

Imagem
Delicatesse Pescado, localizada no AM, aposta na inovação no cenário alimentício, utilizando peixes regionais

O empreendimento atua no desenvolvimento de diversos alimentos à base de pescado e comercializando congelados e produtos prontos para o consumo como almôndegas defumadas, picadinhos, patês, quibes, bifes, empanados, picles, lasanhas, entre outros. 

De acordo com o doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e pesquisador Nilson Carvalho, a ideia surgiu a partir de estudos desenvolvidos nos laboratórios do Inpa. Para desenvolver seus produtos, a empresa contou com o apoio financeiro do Governo do Estado do Amazonas, por meio do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Os recursos financeiros somam cerca de R$ 191 mil.

A empresa ‘Delicatessem Pescado’ possui mais de 12 produtos diferenciados. Segundo Carvalho, são mais de 14 anos de pesquisa trabalhando para modificar o hábito no consumo de peixe. “São produtos rápidos de preparar. A dona de casa tira da geladeira e põe no micro-ondas ou no forno, e, em torno de 10 minutos, os pratos estão prontos e saborosos”, revelou. 

O pesquisador ressaltou que diversas espécies, entre peixes lisos e de escamas, são utilizadas na sua produção, mas o consumidor amazonense tem preferência por peixes de escamas, devido a isso, as espécies mais utilizadas na fabricação dos produtos são o tambaqui, jaraqui, aracu e pirarucu. “Mostrar ao consumidor que ele pode comer um peixe de outra forma, é um grande desafio”, finalizou.


Sobre o Pappe Subvenção

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCTI), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Sebrae-AM.





Fonte: Fapeam por Esterffany Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário