quarta-feira, 14 de março de 2012

Produção simultânea de arroz e pescado - Rizipiscicultura


INTERNAPACUARROZAL.jpg

Grupo argentino vai investir R$ 70 milhões nesse método e deve alavancar Província de Chaco

Um grupo empresarial do ramo alimentício vai tocar um projeto que envolve a produção de arroz e de pescado ao mesmo tempo na Província de Chaco, no norte da Argentina. Segundo o site HoyCorrientes, o complexo será instalado em Puerto Las Palmas. Está previsto o pesado investimento inicial de 170 milhões de pesos argentinos (quase R$ 70 milhões).
A concepção do projeto consiste em fazer com que a produção dos grãos e do pacu se ajudem. Segundo os idealistas, existe a possibilidade de fazer essa sinergia porque ambas culturas precisam de água de boa qualidade e por isso são afetadas pelas mesmas ameaças naturais, que incluem, sobretudo, mudanças climáticas. No Japão esse método de psicultura mais aquicultura já existe há bastante tempo e faz sucesso.
Os mesmos espaços usados para o cultivo do alimento servem para a criação de pacus. O arroz oferece à psicultura uma provisão segura de água, sistemas de drenagem e ainda a criação de um circuito de circulação das águas, o que permite uma melhor oxigenação para os peixes.
Já os pacus ajudam na limpeza das áreas plantadas se alimentando dos grãos não aproveitados e contribuem com a fertilização natural. O arroz tem nutrientes suficientes para engordar os peixes de modo saudável. Os peixes também atuam como exterminadores de pragas, já que também comem caracóis e outros “bichos” capazes de deteriorar uma lavoura inteira.
O grupo empresarial deve erguer em breve um frigorífico para processar o pescado. Se tudo der certo em pouco mais de um ano Chaco será a principal produtora de pacus da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário