quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Núcleo de Piscicultura é ferramenta de tese de doutorado

Pesquisadora
Pesquisadora conquista título de doutorado pela USP em estudo feito com diferentes formas de alimentação das tilápias

Núcleo de Piscicultura da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) em parceria com a Ufal, em Rio Largo, foi ferramenta de uma tese de doutorado da pesquisadora da Usp, Edvânia da Conceição Pontes. O estudo analisou o desempenho e composição isotópica de carbono e nitrogênio no tecido muscular em tilápia, alimentada com diferentes fontes proteicas. A apresentação aconteceu na última semana, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca/Ufal).
De acordo com o co-orientador e professor doutor Elton Lima, do Ceca/Ufal, essa foi uma pesquisa com uma metodologia inédita. “O grande diferencial da tese foi a utilização de isótopos estáveis naturais, como o traçador de carbono nitrogênio de diferentes fontes proteicas. O que é considerado inovador em avaliações de alimentos para peixes”.
Para a equipe de técnicos, essa metodologia de pesquisa vai fornecer subsídios precisos de como os nutrientes e as moléculas são utilizadas pelo peixe. “É a primeira vez que é realizada em Alagoas”, afirmou Lima.
A pesquisa teve toda a parte experimental executada no Núcleo de Piscicultura de Rio Largo, com apoio dos funcionários e técnicos da Sepaq e dos estudantes do Ceca/Ufal. Além de utilizar fontes proteicas como nutrição de peixe, avaliando a contribuição de carbono e nitrogênio, a particularidade que o estudo disponibilizou foi a reutilização do farelo de coco, subproduto das empresas alagoanas fabricantes do leite da fruta.
De acordo com Elton Lima, a pesquisadora, por meio dos experimentos, entendeu que a combinação do farelo de coco, com o farelo de soja, ofereceu resultados semelhantes a outros ingredientes considerados de grande importância na formulação das rações de peixe, constatando efeitos superiores às dietas formuladas apenas com farelo de soja.
O orientador da autora da tese, foi o professor doutor Adibe Luiz Abdalla, do Centro de Estudos Nucleares da USP. Na ocasião, Edvânia Pontes agradeceu à Sepaq pela colaboração na obtenção do titulo do doutorado.

Fonte: http://primeiraedicao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário