quinta-feira, 17 de maio de 2012

Produção de tilápia Nova alternativa de produção no Centro-Oeste

Imagem 
A fazenda da EPAMIG em Arcos foi sede do workshop “Sistema de fluxo contínuo de água para produção de tilápias do nilo”Produtores, extensionistas e estudantes da região Centro-Oeste de Minas conheceram uma nova alternativa para produção de tilápia na região, durante workshop “Sistema de fluxo contínuo de água para produção de tilápias do nilo” na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Arcos.

O pesquisador da EPAMIG Centro-Oeste Vicente de Paulo Macedo Gontijo apresentou técnica que utiliza caixas de fibra de vidro onde a água circula ininterruptamente. O sistema oferece várias vantagens como facilidade de manejo, redução dos impactos ambientais e aumento significativo do volume produzido. O emprego de caixas d’água circulares, com pequenas adaptações, permite implantar unidades produtivas com o menos gasto de dinheiro. Além disso, proporciona menor emprego de mão de obra, já que o manejo dos peixes é bastante facilitado.

Segundo o pesquisador, as regiões do estado mais propícias ao cultivo de tilápia são as mais quentes. Entretanto, ele afirma que no sistema de fluxo contínuo, é possível promover o aquecimento da água. “Desse modo, o cultivo também pode obter sucesso nas regiões mais frias”, explica. Ainda de acordo com Vicente, o investimento inicial é baixo, se comparado com outros sistemas de produção. Outra condição seria iniciar o processo de licenciamento ambiental, com os órgãos competentes, além de dispor de água de boa qualidade para o cultivo. Também foram apontadas algumas desvantagens do sistema, como alto risco de colapso na qualidade da água, exigência de acompanhamento constante e a dependência do sistema de pesquisa para definir fatores de produção. Ele explica que é preciso fazer um planejamento estratégico antes de iniciar a atividade: é importante o produtor pesquisar o mercado local e regional, verificar as condições do local para instalação da piscicultura e dedicar-se ao negócio.

Os participantes do workshop conheceram a Unidade Demonstrativa de sistemas produção de tilápias-do-nilo em fluxo contínuo de água, instalada na Fazenda Experimental. O sistema conta com sete caixas de dois mil litros, sendo uma delas a caixa-berçário, na qual serão abrigados os mil alevinos, que posteriormente serão transferidos para mais duas caixas de crescimento. Também conheceram mais sobre o sistema de tratamento de efluentes, localizado à jusante, onde a água que sai dos tanques de produção é tratada para retornar ao ambiente ou ser utilizada em produção integrada de vegetais ou, ainda, recirculada na piscicultura.

Para o produtor rural de Bambuí, Tiago Barbosa Chaves o reaproveitamento da água utilizada no sistema de fluxo contínuo e tratada, posteriormente, seria viável em sua produção de hortaliças e leguminosas, ele já pensa na possibilidade de instalar sistema de aquecimento solar em sua propriedade familiar.

De acordo com o pesquisador, a EPAMIG deverá ter, em breve, projeto de pesquisa para melhor aproveitamento de resíduos desse sistema aprovado por fontes fomentadoras.


Pesquisa e Ensino

Alunos do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC/ EPAMIG) também participaram do evento. Eles obtiveram informações sobre os benefícios ambientais e econômicos desse sistema, inclusive da possibilidade de controle de variáveis como a temperatura da água, limpeza e desinfecção. Para o estudante do curso Técnico em Agropecuária, Sandoval Ramos da Costa, o encontro foi uma ótima oportunidade para ele aprender a parte prática do sistema. O aluno Bruno Luiz de Feitas, que iniciou o mesmo curso em janeiro deste ano, o workshop foi seu primeiro contato prático com sistema de produção de tilápia. “Foi uma boa oportunidade para obtermos mais conhecimento na área”, concluiu.
 
 Fonte: Epamig
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário