sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pescado nas escolas públicas

Imagem
Ministério da Pesca e Aquicultura promove pesquisa na internet sobre consumo até 31 de maio

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está promovendo uma pesquisa na Internet sobre consumo de pescado nas escolas. Participam deste levantamento nutricionistas e responsáveis técnicos pela alimentação em instituições de ensino federais, estaduais e municipais. O objetivo da pesquisa, iniciada em março, é conferir a presença do pescado na dieta das crianças e jovens da rede pública de ensino, e entender os problemas que impedem ou dificultam a oferta deste alimento nas refeições. O questionário da pesquisa se encontra disponível no site do Ministério da Pesca e Aquicultura até o próximo dia 31 de maio. 

Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o pescado é um alimento nobre, saudável e recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, a sua inclusão na dieta infantil deve ser estimulada. Com a análise da pesquisa, o governo federal pretende promover políticas públicas que estimulem, desde cedo, os jovens a consumirem pescado. “Queremos que a escola não apenas ensine disciplinas como o português e a matemática, mas também hábitos saudáveis como o consumo de pescado, que poderão continuar por toda a vida”, destacou.


Mobilização 

O questionário no site do MPA já foi respondido por mais de 1.500 nutricionistas ou responsáveis pela alimentação escolar, adianta Mariana Pereira de Mello, Coordenadora Geral de Comercialização do MPA. 

De acordo com ela, o prazo para a entrega dos questionários foi prorrogado para até o próximo dia 31 de maio, para que todas as regiões do País estejam bem representadas no universo da pesquisa. 

Até o momento, os estados mais participativos na pesquisa foram Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

“Precisamos mobilizar ainda mais as regiões Sul e Sudeste, que concentram boa parte da população brasileira, como também incentivar fortemente as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a manifestarem a realidade alimentar nas escolas, em benefício de todas as suas crianças”, diz Mariana Mello. 

O preenchimento do questionário pode ser respondido com facilidade e comodidade no endereço eletrônico www.mpa.gov.br, Pescado na Alimentação Escolar, por meio do link http://sisform.mpa.gov.br/limesurvey/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário