domingo, 6 de maio de 2012

Rondônia exporta tambaqui para Europa


Rondônia exporta tambaqui para Europa
Todas as semanas, entre seis e oito mil quilos de tambaquis produzidos em tanques redes na região central e centro-sul do Estado são adquiridos pela empresa Mar e Terra, que tem sua base de processamento de pescado no município de Itaporã, em Mato Grosso do Sul. Lá os tambaquis rondonienses são preparados em cortes especiais, principalmente as “ventrechas” (costelinhas), que são exportadas e muito apreciadas pelos europeus.

Segundo Thiago Tetsuo Ushizima, diretor de pesquisa da Mar e Terra, metade dos tambaquis adquiridos em Rondônia é comercializada no mercado interno e outra parte segue para o exterior. Na avaliação de Thiago, o tambaqui “é um produto que tem potencial entre os consumidores europeus, pelo sabor delicado e baixo teor de gordura”.

Alevinos

Para se ter uma ideia aproximada do potencial piscoso de Rondônia, só no município de Pimenta Bueno, um produtor rural Pedro Megumi Yoko Yamia, tem previsão de produzir 10 milhões de alevinos de tambaquis nesta safra de 2012. De acordo com o veterinário Carlindo Pinto Filho, gerente de pesca da secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), a região do grande Ariquemes, que concentra um elevado número de produtores de pescado, “produz entre 10 e 11 milhões de alevinos por ano”.
Só nestas duas regiões são produzidos por ano mais de 20 milhões de filhotinhos de tambaquis, que no prazo de 14 meses criados e alimentados em cativeiros estão pesando entre um quilo e meio a dois quilos, vivo, no ponto de ser comercializados para o abate. O sistema de parceria entre produtores de alevinos e pequenos produtores rurais, incrementado pela compra e venda do pescado vem apresentando excelentes resultados, gerando emprego e rendas.
O governador Confúcio Moura fixou uma meta até 2014, de produzir 80 mil toneladas de pescado, incentivando os pequenos e médios produtores rurais, principalmente aqueles da agricultura familiar. O secretário de Agricultura e Pecuária Anselmo de Jesus, diz que o Estado “tem condições de alcançar a meta traçada até 2014”.
Fonte: http://www.capitaldojerico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário