quarta-feira, 30 de maio de 2012

PEC Nordeste 2012: Aquicultura & Pesca… Veja a Programação!

O crescimento da população e a necessidade de oferta de alimentos para suprir a demanda existente vem, cada vez mais, tornando-se uma missão global.
Neste contexto, a contribuição da aquicultura para os estoques de suprimentos mundiais continua crescendo, passando da insignificância de 3.9%, em 1970 para 32.4%, em 2004 (FAO, 2006), representando cerca de um milhão de toneladas (t) e 59.4 milhões de toneladas (t), respectivamente. Em questões comparativas, o setor vem apresentando taxa de crescimento de 8,8% há várias décadas, comparado com a pesca, 1,2% e com a pecuária, 2,8% (FAO, 2008).
No Brasil, segundo levantamento estatístico divulgado pelo MPA, em 2010, a aquicultura já apresentou significativo crescimento, nos últimos anos, passando de 278 mil toneladas, em 2003 para 415 mil, em 2009, o que equivale a 35% de incremento, em menos de uma década.
A região nordestina vem, sistematicamente, destacando-se no cenário nacional, notadamente nos segmentos de piscicultura, com a produção da tilápia, Oreochromis niloticus e na carcinicultura, com o camarão da espécie L.Vannamei. A maricultura vem se apresentando com futuro promissor e a pesca marítima mostrando-se estável quanto à extração da lagosta, seu principal produto exportado.  O Estado do Ceará lidera este ranking e se destaca ocupando o topo da produção das espécies citadas, gerando na economia local recursos estimados em R$ 450 milhões/2011.
Tal fato demonstra a potencialidade da aquicultura e da pesca para o Estado e para toda a região, sendo um dos principais fundamentos para a atração de investimentos que vem ocorrendo, preconizando, assim, um crescimento contínuo face as peculiaridades naturais favoráveis existentes e pela consistência e fortalecimento da política pesqueira nacional.
A sustentabilidade socioeconômica e ambiental dessas atividades, para a região e para o Brasil, requer, indubitavelmente, amplas discussões do quadro atual e da perspectiva de crescimento, notadamente, pela interface e interdependência de legislações inerentes à atividade pesqueira, quer no âmbito federal, estadual e municipal.
Durante o PECNORDESTE 2012, projeta-se uma fonte permanente de debates e discussões, contribuindo para o aprimoramento técnico e abertura de novos horizontes. O elevado nível dos trabalhos que transcorrerão, contará com a participação de representantes de todo os elos da cadeia produtiva, inclusive representantes de entidades governamentais, proporcionando uma inestimável gama de informações, que, certamente, nortearão a formatação e a condução da política nacional e regional, voltadas para o desenvolvimento dessas atividades.
Veja aqui a programação do segmento de AQUICULTURA & PESCA (Clique em cima para ampliar):
Fontes utilizadas:
Créditos Informação: www.pecnordeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário