terça-feira, 8 de maio de 2012

Projeto Sabores da Pesca

Imagem
Elas trocaram a fabricação de redes pelo preparo de salgados de peixes e frutos do mar
As mudanças na legislação pesqueira, em 2007, que proibiram o uso de rede na pesca da lagosta, mudaram a rotina não apenas dos pescadores de Pontal, em Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, mas a das mulheres da comunidade, que reforçavam o orçamento familiar com a confecção das redes.
A saída para evitar a perda da renda foi buscar uma alternativa de trabalho, que veio com a cozinha comunitária Sabores da Pesca. O projeto, realizado por meio da Associação de Pescadores do Pontal (Apesp), tem o apoio da instituição Aliança Empreendedora, entidade parceira do Consulado da Mulher em diversos planos.

O projeto Sabores da Pesca começou a funcionar em 2010, e as 14 mulheres que integram a iniciativa produzem salgados variados de peixe e de carne, que são vendidos nas festas realizadas no município e também encomendados por moradores das áreas urbana e rural de Marataízes.

Com a venda dos salgadinhos, as mulheres conseguem uma renda adicional de cerca de R$ 300,00 (o equivalente a meio salário mínimo). Nos meses de verão e quando há festas na cidade, o faturamento é maior. “O lucro que temos com as vendas ajuda a complementar a renda da família”, destaca Euziane Carvalho.

Para garantir o reforço na renda da família, Nelma Mavela montou um cardápio para o almoço de domingo. As refeições (marmitex) são entregues em casa de acordo com os pedidos das famílias.

O presidente da Apesp, Lenildo da Rosa Silva, conta que a associação inscreveu o projeto Sabores da Pesca em um edital do Programa Usinas do Trabalho, em maio de 2005. O projeto foi selecionado, e as mulheres receberam os equipamentos para montar a cozinha.

A diretora executiva do Consulado da Mulher, Leda Böger, explica que, ao receber os projetos, a equipe analisa vários itens, entre eles o grau de vulnerabilidade da comunidade.

No caso das mulheres da comunidade de Pontal, o fato de elas terem perdido a oportunidade de trabalho e terem ficado sem alternativa de renda pesou muito para a escolha do projeto.


O que elas fazem


Pescado
Tendo como base o peixe e o camarão são produzidos salgados diversos como minipizza, quibe, empada, coxinha, bolinho e torta

Salgados
Usando carne bovina e de frango, as cozinheiras do Sabores da Pesca produzem tortas, coxinha, pastel quibe, bolinho e outros

Doces
No caminho da diversificação para atender a todos os gostos, as mulheres da associação começaram a produzir doces como biscoitos, bombons, bolos e docinhos variados para festas de aniversário

Refeições
As cozinheiras descobriram que, na comunidade de Pontal, há várias donas de casa que não gostam de ir para a cozinha aos domingos. Aproveitando a oportunidade, elas decidiram cozinhar para oferecer opções de refeição para essas famílias

Cardápio
Arroz, feijão tropeiro, macarrão, salpicão, carne bovina e frango assados, saladas diversas fazem parte do cardápio do marmitex dos domingos. O custo unitário da refeição é de R$ 6,50. As refeições são feitas por encomenda.

Festa da Lagosta de 5 a 8 de julho

No período de 5 a 8 de julho, será realizada, em Marataízes, a quarta edição da Festa da Lagosta. O evento, promovido pela Apesp será mais uma oportunidade para as mulheres do projeto Sabores da Pesca venderem seus produtos.




http://www.ipesque.com.br/Materias.asp?id_publicacao=1446



Nenhum comentário:

Postar um comentário