segunda-feira, 28 de maio de 2012

Combate à pesca ilegal

Imagem
Cientistas propõem usar genética para determinar origem do peixeMarcadores genéticos baseados em métodos de análise desenvolvidos recentemente permitiriam determinar com precisão a origem do peixe, ajudando assim o combate à pesca ilegal, segundo um estudo publicado na revista Nature Communications.

Considera-se que a pesca ilegal, que pode representar até um quarto do total, desempenha um papel importante na sobrexploração dos recursos pesqueiros.

Atualmente, requer-se apresentar certificados que indiquem a espécie e a região de origem para poder comercializar peixe ou produtos derivados na União Europeia (UE), mas não se dispõe dos meios necessários para controlar com independência a validade destes certificados.

"Em alguns casos, particularmente quando se trata de peixe beneficiado ou cozido, pode ficar difícil identificar as espécies e mais ainda a origem", reforçou um dos investigadores, Gary Carvalho, da Universidade Britânica de Bangor e coordenador do projeto FishPopTrace.

Uma equipe internacional de cientistas desenvolveu instrumentos de análise de ADN que podem ser usados para rastrear a origem do pescado, "da rede até ao prato", afirmou.


Fonte: Diário Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário