quinta-feira, 17 de maio de 2012

Navio oceanográfico da USP

 Imagem
A Universidade de São Paulo (USP) repassou o navio oceanográfico de pesquisas Professor W. Besnard para a Prefeitura de Santos. A embarcação que durante 45 anos contribuiu para o desenvolvimento científico e exploração oceânica do país, deve integrar o museu marítimo.
O quipamento está previsto no Projeto Porto Valongo Santos – que será instalado na área dos antigos armazéns 1 a 8, no Centro Histórico.

A transferência do navio será possível porque a instituição universitária incorporou uma nova e mais moderna embarcação de pesquisas, o Alpha Crusis.

A proposta para o uso do` Professor Besnard` foi feita pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, nesta segunda-feira, a professora Elisabete Saraiva, do Instituto Oceanográfico (IO), da universidade, durante a assinatura do convênio entre a USP e a Codesp. O ato oficializou o repasse ao instituto do armazém 8, na faixa do cais do Valongo.


História

“A direção da USP tem toda vontade que o navio fique em Santos e seja aberto à visitação, para que as novas gerações possam conhecer um pouco de sua história”, disse Elisabete. As bases do acordo para o repasse do navio serão discutidas durante reunião entre representantes da USP e da prefeitura, que deve acontecer nos próximos dias.

O `Professor W. Besnard` tem uma grande folha de serviços prestados à comunidade científica. Entre elas, as mais importantes foram as seis missões na Antártida, onde eram realizadas pesquisas marinhas e meteorológicas. A última aconteceu em 1988. Construído em 1966, em Bergen, na Noruega, o navio tem capacidade para 17 pesquisadores, além da tripulação.

“O projeto foi desenvolvido a partir de projeto da Faculdade de Engenharia da USP. Portanto, podemos dizer que é um navio exclusivamente brasileiro”, destaca Elisabete.


Última missão

Em 2008, quando estava fundeado na baía de Guanabara, no Rio, um incêndio atingiu o navio, encurtando sua vida útil. Foi a última missão do ‘Besnard’. O tempo de serviço e as avarias fizeram com que a USP decidisse aposentar o `Professor Besnard`, que está atracado no cais entre os armazéns 7 e 8


Fonte: A Tribruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário