terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Piscicultura no Espírito Santo - ES

Os produtores de alevinos investem em tucunaré, dourado, pintado, tilápia em Marechal Floriano

 Imagem
Para incrementar a piscicultura de Marechal Floriano, o Incaper, em parceria com a prefeitura municipal, promoveu duas excursões este ano até o município de Itarana, com a finalidade de levar os produtores para comprar alevinos. As viagens foram realizadas no dia 28 de janeiro e 04 deste mês e 35 agricultores que estão interessados no cultivo de peixes puderam levar para suas propriedades cerca de 15 mil filhotes de várias espécies.
O destino das excursões foi a Fazenda Matutino, em Itarana, que comercializa mais de 30 espécies de peixes. Os produtores de Marechal Floriano compraram alevinos de tucunaré, dourado, pintado, tilápia, entre outras variedades. Ainda neste mês, outra viagem levará mais 15 pessoas à fazenda para a aquisição de mais filhotes de peixes.

A piscicultura está sendo incentivada no município e tem tido cada vez mais interessados. O técnico do escritório local do Incaper, Valério Monteiro, explica o porquê do estímulo a essa atividade: “Marechal Floriano possui um grande potencial hídrico que é favorável ao desenvolvimento da criação de peixes. A piscicultura não exige grandes áreas de cultivo e sua mão de obra é reduzida, isso facilita a inserção de pequenos produtores. Além disso, é uma atividade rentável e um meio de diversificar a produção”.

A próxima ação para estimular a atividade já está marcada. Em março, um curso de piscicultura ministrado pelo Incaper e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) irá capacitar os produtores interessados. Logo depois, uma excursão técnica a Guarapari ampliará os conhecimentos sobre técnicas e manejo de tanques escavados, tanques redes e o consórcio com o camarão da malásia.

Atualmente, o cultivo de peixes é desenvolvido em escala comercial por seis famílias locais. A expectativa é de que com o trabalho de incentivo realizado pelo Incaper e pela Secretaria Municipal de Agricultura esse número aumente e diversifique a produção do município baseada na cafeicultura e no cultivo de hortaliças, principalmente. 

Fonte: Notícia Capixaba com informações Incaper


Nenhum comentário:

Postar um comentário