terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Período de defeso no rio São Francisco termina nesta quinta-feira

A proibição à pesca e comércio de pescado (período de defeso), para proteger as espécies aquáticas e a atividade da pesca no rio São Francisco, nas bacias da Bahia e em 11 açudes do estado sob jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), termina nesta quinta-feira (28).
O defeso é normatizado e fiscalizado pelo governo federal, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A pesca no rio São Francisco e nas bacias está liberada até 31 de outubro, e nos açudes, 30 de novembro.
Segundo o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Cássio Peixoto, é preciso “fomentar estratégias sustentáveis, observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural e, assim, dar nossa contribuição para o desenvolvimento da pesca em todo o estado”.
O biólogo e gerente de Pesca da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão, explica que a “suspensão da pesca ocorre normalmente durante a época de reprodução, desova ou recrutamento das espécies, quando os peixes ainda são muito pequenos e estão se desenvolvendo”.
De acordo ainda com o especialista, a consciência dos pescadores no sentido de respeitar a proibição é fundamental para a preservação das diversas espécies de peixes encontradas em águas continentais. “Se o pescador não respeitar o defeso, esgotaremos a capacidade de nossos rios e perderemos esta importante fonte de alimento e renda”.

http://www.comunicacao.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário