quinta-feira, 3 de maio de 2012

Universidade Federal do Oeste do Pará - ICTA realiza mostra temática sobre pesca e aquicultura

Imagem
ICTA realiza mostra temática sobre pesca e aquicultura
Para cumprir um dos componentes curriculares do Centro de Formação Interdidiciplinar (CFI), o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizou na sexta-feira, 27/04, no auditório central do campus Tapajós, o Seminário Integrador 2012 (SINT), que tem com objetivo mostrar aos calouros as áreas de atuação temáticas do instituto, possibilitando o primeiro contato com as possibilidades de escolha do percursos acadêmico dentro da Universidade.
O diretor do ICTA, prof. Dr. José Reinaldo Pacheco Peleja, fez uma breve apresentação do instituto, dos técnicos e dos docentos aos calouros. Para os calouros informou sobre os programas ofertados, que são: Recursos Aquáticos e Aquicultura; Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos; além de Biologia Aquática e Vegetal. "Cumprindo o que prevê a metodologia da universidade, o Instituto já oferece aos alunos a possibilidade de continuar o percursos acadêmico, após a formação graduada, com a oferta do programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Recursos Aquáticos Continetais Amazônicos", afirmou o diretor.

A metodologia adota pelo ICTA para a realização do SINT/2012 foi a apresentação de um ciclo de palestras com o tema “Recursos Naturais: Desafios Amazônicos”, cujas palestras foram divididas em três etapas. Os professores do ICTA falaram sobre temas como: biodiversidade, doenças veiculadas pelo meio hídrico gestão ambiental, manejo e ordenamento pesqueiro, entre outros.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer uma pequena mostra de equipamentos utilizados para monitoramentos, cultivo e pesca. O que mais chamou a atenção foi a exposição de um tanque-rede instalado dentro do auditório. Espécies como o tambaqui e a pirapitinga, com tamanho apropriado para criação em cativeiro, também foram apresentados dentro de um pequeno viveiro.

O SINT/ICTA 2012 foi dividido em duas estapas. Na próxima sexta-feira, 4 de maio, no auditório 1 do campus Tapajós, será ralizada a apresentação detalhada dos programas ofertados pelo ICTA.


Fonte: UFOPA com informações Comunicação por Lenne Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário