domingo, 12 de agosto de 2012

Capacitação em pesca oceânica

Imagem
A primeira etapa da capacitação para pescadores das cooperativas de Camaçari e Itacaré, promovida pela Bahia Pesca, foi encerrada nesta sexta-feira. O curso, que contou com a participação de 50 pescadores – 25 de cada cooperativa –, prepara os profissionais para atuarem em barcos de pesca oceânica.
Durante a primeira etapa, os alunos da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré (Coopi) e da Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc) aprenderam a construir o espinhel pelágico, equipamento utilizado na pesca oceânica, e também foram orientados a manejar ferramentas eletrônicas utilizadas neste tipo de pesca. Além disso, os pescadores tiveram aulas teóricas sobre biologia.

O pescador Amaro Bonfim conta que a capacitação está sendo uma experiência enriquecedora. “As aulas são ótimas porque o professor, além de ser um biólogo, um técnico, é também um pescador e sabe falar a nossa língua. Esse curso só vai trazer retorno positivo para as nossas vidas”, conta o pescador.


Curso em alto-mar

A segunda etapa do treinamento será realizada durante o mês agosto em alto-mar. Os quatro barcos que foram entregues pela Bahia Pesca farão dez embarques com grupos de cinco alunos. Durante o embarque, os grupos de pescadores utilizarão as ferramentas eletrônicas que aprenderam a manejar e o espinhel pelágico que produziram na primeira parte do curso.

Segundo o palestrante e gerente de pesca da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão, durante a segunda parte, os grupos de alunos ficarão em alto-mar por cinco dias, e utilizarão toda a técnica e os equipamentos produzidos nas aulas.

O cooperado da Coopesc Fabrício Nazaré de Assis explica que a capacitação trará um novo modelo de pesca a ser praticado. “É uma experiência nova, pois antes os pescadores faziam a pesca artesanal, com linha, e agora eles utilizarão o espinhel e os equipamentos eletrônicos”, conta. Fabrício afirma, também, que a nova forma de pesca irá gerar mais oportunidades de emprego, o que beneficiará não só os pescadores, mas suas famílias e comunidade.

O pescador Edilson de Oliveira afirma que tem grandes expectativas para o futuro com a nova especialização. “Vamos saber usar os equipamentos tecnológicos, o que vai melhorar muito as nossas condições de trabalho e vai garantir mais empregos”.


Fonte: Governo do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário