domingo, 29 de janeiro de 2012

Piscicultura avança em Ponta Porã



Secretário Marcelino Nunes e Genilso Rossini destacam investimentos na Piscicultura em Ponta Porã - Foto: Divulgação

Secretário Marcelino Nunes e Genilso Rossini destacam investimentos na Piscicultura em Ponta Porã - Foto: Divulgação

Atividade que gera emprego e renda já é desenvolvida por mais de uma centena de pequenos produtores rurais do município.

A piscicultura é uma atividade que está ganhando espaço entre os pequenos produtores rurais de Ponta Porã. Através de uma parceria da Prefeitura com a Associação dos Piscicultores, vários agricultores familiares estão participando de cursos que capacitam para o desenvolvimento da atividade.
No ano passado os cursos beneficiaram mais de 100 pequenos produtores que já estão desenvolvendo a atividade em suas propriedades. A maioria mora nos assentamentos rurais. Cada produtor tem em seus açudes de mil a 2 mil peixes confinados. A produção é esperada para a Semana Santa de 2013.
O presidente da Associação de Piscicultores, Genildo Rossini, disse que o impulso para ampliar a atividade se deve ao apoio da Prefeitura: “na administração do prefeito Flávio Kayatt houve um impulso significativo da atividade. Hoje a Prefeitura nos dá total apoio para que possamos levar aos pequenos agricultores a oportunidade de ganho trabalhando numa atividade rentável”, declarou Rossini.
São piscicultores que estarão comercializando os peixes num prazo de 18 meses. “Em 2013 eles estarão oferecendo à população, produtos de qualidade”, garantiu Rossini.
Cada piscicultor deverá produzir de 2 a 3 toneladas de peixes. “São peixes de várias espécies como tambacu, pacu, piauçú, carpas. Tem também dourado e pintado. Em pouco tempo o mercado consumidor de Ponta Porã estará muito bem abastecido de pescado de boa qualidade”, assegurou.
Rossini lembrou que já está preparando a Feira do Peixe Vivo que será realizada em março, durante a Semana Santa, época em que aumenta o consumo.
Em pouco tempo Ponta Porã será auto-suficiente na produção de peixes
Os piscicultores de Ponta Porã trabalham para reverter uma situação desfavorável ao município: torná-lo auto-suficiente na produção deste alimento que hoje precisa ser trazido de outras localidades.
Para isso, a Prefeitura de Ponta Porã e a Associação dos Piscicultores, trabalham unidas num projeto que já envolve mais de 100 piscicultores. Todos, pequenos produtores rurais. A maioria mora em assentamentos rurais: “estamos impulsionando a piscicultura em todos os assentamentos rurais de Ponta Porã. Num primeiro momento foram oferecidos cursos visando a capacitação técnica. Também garantimos o apoio à produção de alevinos e a manutenção da atividade dentro das propriedades”, informa o secretário municipal de Turismo, Integração e Desenvolvimento Sustentável, Marcelino Nunes.
Por causa deste trabalho, Ponta Porã já se destaca como um dos pólos regionais da piscicultura em Mato Grosso do Sul. “Nosso objetivo é levar aos assentados as condições necessárias para que eles possam ter na piscicultura, uma alternativa de renda, aumentando seus ganhos”, informa Marcelino.
O presidente da Associação dos Piscicultores, Genildo Rossini, afirma que os produtores que decidiram investir nesta atividade têm capacidade para atender Ponta Porã que hoje importa o peixe. “Vamos atender o consumo e também os pesque e pague que hoje buscam peixes fora de Ponta Porã”, declara, confiante no sucesso desta atividade.
Atualmente Ponta Porã possui cinco estabelecimentos de pesque e pague que trazem os peixes de Dourados. Cada um consome de 2 a 3 toneladas por mês na alta temporada que é o verão. “Em pouco tempo teremos condição de vender os pesque e pague da cidade. Com isso estaremos promovendo a geração de empregos e renda em Ponta Porã, movimentando a economia local”, declarou o secretário Marcelino Nunes.

http://www.agorams.com.br/jornal/2012/01/piscicultura-avanca-em-ponta-pora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário