sábado, 14 de janeiro de 2012

Setor pesqueiro do Espírito Santo cresce e estimula a economia


Assessoria de Comunicação Seag

O setor de Aquicultura e Pesca obteve grandes avanços no ano de 2011. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag), investiu R$ 810 mil para a realização de vários programas voltados ao setor. O resultado foi a geração de empregos, melhoria nos rendimentos e melhores condições de trabalho para os pescadores.
O setor de pesca capixaba contou ainda com programas voltados à qualificação da mão-de-obra, assistência técnica, pesquisa e métodos inovadores, além do desenvolvimento socioambiental em que as políticas estimulam o progresso sem impactar o meio ambiente – desenvolvimento sustentável.
O secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, explica que as atividades de aquicultura e pesca são extremamente importantes para o agronegócio capixaba. “Procuramos criar programas que, acima de tudo, tragam melhoria na qualidade de vida para as comunidades pesqueiras do nosso Estado. O aumento da piscicultura é muito importante, pois o peixe é fonte de proteínas além de ser uma carne saudável”, disse.
Ao todo, foram 21 ações voltadas à pesca, com destaque para: revisão da política tributária; aquisição e cessão de equipamentos para a unidade de laboratório de formas jovens de camarões, da Cooperativa de Aquicultores (CEAQ) do Espírito Santo; projeto para aproveitamento de resíduos da pesca e aquicultura; realização de seminários regionais de maricultura e piscicultura; coordenação do setor de aquicultura e pesca da Gran Expo ES 2011; Projeto Rede; Apoio institucional a vários eventos do setor; Projeto “Aquicultura Responsável”; Projeto Apicultura nos Manguezais; Projeto Recifes Artificiais Marinhos; Projeto Expansão da piscicultura em viveiros escavados, além do Projeto Parques Aquícolas no ES.
Para o gerente de Aquicultura e Pesca Estadual, Alcestes Filho, o balanço de 2011 é muito positivo e foi o pilar de um trabalho que tende a ser muito frutífero. “Iniciamos o ano fazendo uma integração institucional-setorial, na qual iniciamos parcerias para o desenvolvimento de programas, projetos e ações. Além disso, viabilizamos políticas e diretrizes de governo para o setor da Pesca e Aquicultura e a consolidação da gerência como gestora do Governo, dentro da Seag, capaz de dirigir o desenvolvimento das ações voltadas ao setor. Fortalecemos também a participação do Espírito Santo na política setorial nacional, junto ao Ministério da Pesca e do Desenvolvimento Agrário”, ressaltou o gerente.
“Avanços na questão de ações estratégicas do setor, qualificação profissional, gestão da infraestrutura. Foram 21 ações realizadas pela gerência de Pesca, em várias frentes de trabalho com uma logística, ordenamento e controle da pesca com inúmeras entidades parceiras. Houve a criação de vários parques marinhos no Estado, além de eventos voltados ao mercado pesqueiro. Para este ano, nós dobramos as atividades – feiras de pesca, eventos aquícolas, palestras, assistência técnica entre outras” destacou Alcestes.
Em relação à infraestrutura, a Gerência de Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (GAPES) realizou várias reestruturações do setor, dando mais possibilidade de trabalho e aumentando, com isso, o mercado de venda e consumo de peixes no Estado. Ainda segundo o gerente, há 42 ações já planejadas para 2012.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
Eduardo Brinco
Tels: (27) 3636-3651 / 9964-0389
eduardo@seag.es.gov.br
Texto: Reuber Diirr
Tel.: 3636-3651
Acompanhe no Twitter: @seages

http://www.seag.es.gov.br/?p=21466

Nenhum comentário:

Postar um comentário