domingo, 2 de dezembro de 2012

Rio São Francisco Colônia de pescadores discutem situação crítica da pesca


Imagem
Piranhas -AL
Numa reunião paralela à programação oficial da XXII Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aberta na noite desta terça-feira (27), na cidade alagoana de Penedo, representantes de sete colônias de pescadores de Alagoas manifestaram a grave situação da pesca no rio São Francisco.
O quadro foi relatado ao secretário executivo do CBHSF, José Maciel Oliveira, que prometeu tomar providências junto aos organismos responsáveis pela política ambiental e fiscalização da bacia.

O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Penedo – Sindspen e foi marcado por diversas denúncias de cunho ambiental. Um dos primeiros pescadores a se colocar foi o representante da colônia de pesca Z220, do município de Pão de Açúcar, Genevaldo Bezerra: “ O pescador está perdendo o espaço dele no rio São Francisco para o predador, aquele que pesca com arpão e outros armas ”, disse, lembrando que os pescadores de sua região têm medo de denunciar aos órgãos ambientais temendo reações violentas.

Segundo Bezerra, até mesmo a esperança surgida a partir da barragem de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, acabou resultando em frustração para os pescadores: “A Chesf disse que iria repovoar o rio e criou o Instituto Xingó com essa finalidade. Disseram que cerca de R$1 milhão seria liberado para o repovoamento. O que aconteceu? Não teve repovoamento; acabaram com o próprio instituto”.

Outro pescador, Alfredo Fernandes, da colônia de Pesca Z212, do município de Penedo, questionou se o Programa de Revitalização do Ministério do Meio Ambiente dará atenção aos pescadores do São Francisco. “Precisamos ter essa posição para saber se a situação que estamos vivendo terá condições de melhorar”, disse, relatando as dificuldades que enfrenta em sua região por conta do assoreamento do rio e a poluição.

Ao final do encontro, o secretário José Maciel Oliveira prometeu articular uma reunião com o Ibama, Ministério Público, Ministério da Pesca e outros órgãos com influência sobre o rio para relatar as denúncias e pedir providências de fiscalização sobre a pesca predatória e outras ocorrências que afetam a pesca no São Francisco. A reunião deverá acontecer na própria cidade de Penedo, com presença das lideranças dos pescadores.

Participaram da reunião os representantes das seguintes colônias de pesca: Z212 (Penedo); Z219 (Piaçabuçu); Z220 (Pão de Açucar); Z230 (Piranhas); Z230A (Jaramataia); Z226 (Delmiro Gouveia) e Z227 (Peba).

Fonte: ipesque


Nenhum comentário:

Postar um comentário