sexta-feira, 6 de julho de 2012

Programa Água Produtiva

Imagem
Governo de Rondônia estima que a produção de peixes, que em 2010 foi de 12 mil toneladas passe para 80 mil toneladas

O programa Água Produtiva, executado pelo governo do Estado através da Sedes, tem o objetivo de estimular a atividade da piscicultura em todo o estado, de forma sustentável, em centenas de propriedades rurais. O governo estima que, a partir desse programa, a produção de peixes, que em 2010 foi de apenas 12 mil toneladas, deverá atingir um total de 80 mil toneladas anuais. 

“Os investimentos do Água Produtiva são realizados pelo governo em parceria com os produtores rurais”, afirma o secretário Edson Vicente, titular da Sedes. “Os municípios estão recebendo maquinário para construir tanques de peixes nas propriedades rurais, além de outras ações que servirão de estímulo para a atividade como importante fonte de renda e de geração de emprego no campo”, esclarece Vicente.


Mais renda

A meta do governo do Estado é construir perto de três mil hectares de tanques nos próximos três anos. O projeto começou pela região central do Estado e começa a atender as demais localidades. Em 2011, foram escavados 200 hectares de tanques. Para 2012, a meta são 600 hectares.

O governo do Estado fornece as patrulhas mecanizadas – formadas por retroescavadeira (PC), pá-carregadeira e caminhão-caçamba. “O governador Confúcio Moura é um grande incentivador dessa atividade. Ele acredita que a piscicultura vai mudar o perfil econômico do nosso Estado”, diz Vicente.

Também trabalha para desburocratizar as exigências ambientais e dar agilidade ao programa. “Todas as ações do governo estão direcionadas a aumentar a renda do agricultor como forma de melhorar a qualidade de vida do produtor rural e de seus familiares”, conclui o secretário.




Fonte: Governo do Estado de Rondônia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário