sexta-feira, 6 de julho de 2012

Santuário para baleias

Imagem
Proposta brasileira de criação no Atlântico Sul foi rejeitada
A proposta brasileira de criação de um santuário para baleias no Atlântico Sul foi rejeitada pela Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês), em reunião anual realizada no Panamá. Eram necessários 75 dos votos, mas obteve apenas 65 dos negociadores.
O projeto brasileiro contava com o apoio formal da Argentina, África do Sul e Uruguai. A criação do santuário tem sido repetidamente rejeitada nas últimas reuniões da comissão. De acordo com conservacionistas, seria muito mais rentável e geraria mais empregos fazer negócios com a baleia viva, o ecoturismo, por exemplo, em vez da caça.

Mesmo assim, países como Japão e Noruega se opuseram às medidas de preservação das baleias. Há informações de que haveria compra de votos de países menores. De acordo com o sociólogo e comentarista da CBN Sérgio Abranches, para receber verbas dos japoneses, por exemplo, nações pequenas, como Tuvalu - que sofre com as consequências do aquecimento global e têm forte discurso ambiental -, se comprometem a votar com o Japão na IWC.




Fonte: ipesque

Nenhum comentário:

Postar um comentário