quinta-feira, 15 de março de 2012

Criadores de tilápia triplicam vendas na Quaresma na região noroeste, SP


Procura é maior de outubro à março, período considerado a safra do peixe. Preços também saem mais em conta para peixes de produção local.

Criadores de peixes da região noroeste paulista contabilizam os lucros. O motivo é bem simples: no período de Quaresma, a procura por esse alimento aumenta, e sai ainda mais em conta valorizar a produção local do que comprar o peixe de outras localidades. Em algumas pisciculturas, as vendas chegam a triplicar.
É no rio Santa Bárbara, em Buritama, que Luiz Gustavo Prata faz a engorda de tilápias em tanques rede. O piscicultor tem 48 tanques e uma produção anual de 150 toneladas. Tudo é vendido para pesqueiros da capital a R$ 6 o quilo da tilápia. A procura é maior de outubro à março, período considerado a safra do peixe. Nos três primeiros meses do ano, as vendas do piscicultor triplicam.
Numa outra piscicultura, em Bilac, são produzidas por ano 25 toneladas de pacú e nove de tilápia. São 19 tanques escavados que muitas vezes não são suficientes. A demanda é tão grande nesta época do ano, que a criadora Juliana Sversuti deixou alguns tanques reservados só para engordar os peixes que vão ser vendidos durante a Quaresma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário