quarta-feira, 7 de março de 2012

Produção de ostras depuradas em Alagoas deve chegar a 200 mil unidades em 2012‏



Depuradora de ostras de Coruripe trouxe novas perspectivas para os produtores
A depuradora de ostras no município de Coruripe, em 2011, trouxe novas perspectivas para os produtores e os que comercializam o molusco em Alagoas. Com o desenvolvimento do segmento, foi verificada a necessidade de distribuir as atividades por área de atuação. Desde o associativismo e cooperativismo, passando pela produção até a comercialização do produto final.
De acordo com o oceanólogo e superintendente da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Ricardo Nonô, testes estão sendo realizados para comprovar a higienização com relação ao ambiente e a eficácia na produção das ostras. “Quando a depuradora estiver funcionando a plena capacidade, vamos aliar qualidade à segurança alimentar, além de agregar mais valor ao produto”, explica.

Ainda segundo o superintendente, com a chegada de novos materiais, equipamentos e assistência técnica, a previsão é produzir 200 mil ostras depuradas somente no ano de 2012. Cerca de 150 famílias que vivem do cultivo do molusco no Estado também serão beneficiadas com a comercialização formal do produto.

A experiência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi imprescindível para o desenvolvimento da cadeia da ostreicultura no Estado. Outro parceiro importante são as prefeituras locais. Além de disponibilizar a mão de obra, ajudam com as instalações dos equipamentos.

SEPAQ
Com a criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, especialistas no assunto podem contribuir com assistência técnica na ostreicultura. Prova disso é a parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mensalmente, as ostras são analisadas para saber se estão nutricionalmente corretas e próprias para o consumo humano.

Ricardo Nonô também adianta que está sendo realizado estudo para viabilização de projetos junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Essas ações envolvem fomento ao cultivo de ostras, a aquisição de sementes de ostra, de materiais e equipamentos, além do investimento em novas tecnologias para o aumento da produção do molusco.
por Agência Alagoas

http://aquiacontece.com.br/noticia/2011/09/10/producao-de-ostras-depuradas-em-alagoas-deve-chegar-a-200-mil-unidades-em-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário