terça-feira, 13 de março de 2012

Prefeitura de Corumbá destaca “cota zero” do dourado a partir de 2012

INTERNAPEPEDOURADOPANTANAL.jpg

O período de proibição da pesca por conta da piracema, a reprodução dos peixes, terminou no dia 28 de fevereiro. No entanto, a prefeitura municipal de Corumbá (MS) ressalta que o abate do dourado está proibido no trecho do Rio Paraguai que corta a cidade.
Desde o final do ano passado o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) já havia aprovado a “cota zero” do dourado por cinco anos a partir deste ano, estabelecida pela Lei Municipal 2.237. Segundo o próprio mandatário, o período de proibição pode ser alterado de acordo com os resultados de estudos.
Essa decisão surgiu depois de vários pedidos de empresários do setor turístico, pescadores amadores e profissionais, que há vários anos vinham notando o sumiço dos dourados, um dos ícones da pesca amadora no Pantanal brasileiro. 
Por meio de nota de assessoria, a prefeitura corumbaense destacou a necessidade de preservação da espécie.
“(...)A prefeitura de Corumbá elaborou a lei após inúmeros relatos de pescadores profissionais e amadores, sobre a redução na captura desta espécie nos últimos 10 anos, indicando declínio populacional - o que já motivou lançamento de campanhas na cidade - além da necessidade de disciplinar a utilização dos recursos naturais da ictiofauna no município, no sentido de garantir a sua conservação ambiental, a manutenção da piscosidade e o desenvolvimento da pesca ambientalmente sustentável.
A decisão lembrou anda que esses mesmos relatos mostram também que tem se tornado cada vez mais raro a captura de grandes exemplares de dourado. “Há, portanto, a necessidade de uma ‘moratória' na captura do Dourado pelo período necessário e suficiente para que sejam realizados estudos técnicos e científicos, que irão gerar as informações adicionais para futuras tomadas de decisão”, salientou o prefeito Ruiter (...)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário