terça-feira, 27 de março de 2012

Operação localiza matança de jacarés no Amazonas

Agentes ambientais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) localizaram matança de jacarés que serviam de isca para apesca da piracaitinga. A ação foi encontrada durante a “Operação Tambaqui” realizada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentáveis (RDS) Amanã e Mamirauá, entre 9 e 20 de março. A operação aplicou R$45.181,00 em multas.
De acordo com o Ipaam, a Operação percorreu o Rio Solimões nos trechos próximos à RDS Mamirauá e RDS Amaná. Fiscais passaram ainda pelos municípios de Alvarães, Uarini, Jutaí e Tonantins e pela orla dos municípios de Juruá e Fonte Boa, com incursão pelo Auati-Paraná que liga os Rios Solimões e Juruá.
Durante as abordagens, foram apreendidos de 990 quilos de pescado das espécies tambaqui, pirarucu, surubim e piracatinga, além de 481 quilos de carne de jacaré e mais 12 exemplares de jacarés inteiros, alguns deles maiores de 4 metros, que seriam utilizados como isca para a pesca, em substituição aos botos já utilizados criminosamente nesse sentido. Quatro tracajás vivos, cinco macacos guaribas e dois macacos prego, todos mortos, 40 quilos de carne de veado, 390 quilos de sal utilizado na salga do pirarucu e do jacaré, além de armas e munições foram apreendidos durante a operação.
O Ipaam informou que o pescado apreendido foi doado às comunidades ribeirinhas da RDS Mamirauá e para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jutaí. Os macacos guariba e prego abatidos foram doados para pesquisas do Grupo de Ecologia de Vertebrados Terrestres do Instituto Mamirauá.
http://g1.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário