terça-feira, 27 de março de 2012

Reportagem Especial Tilápia: Versátil e Saudável…

 
Com diversas possibilidades de preparo, a tilápia (também conhecida com Saint Pierre) é rica em proteínas mas o preconceito com o “gosto de terra” ainda afasta consumidores. A Aceaq lançou uma campanha para mostrar o valor do peixe. 
Com o título “Tilápia vai bem com tudo”, a Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq) está promovendo uma série de ações para mostrar que a tilápia pode sim ser muito saborosa. A primeira atividade aconteceu na última semana no Tilápia Restaurante. O chef da casa, Valdir Nascimento preparou um menu degustação com quatro pratos. E aquele gostinho de areia? Não foi sentido em nenhum prato. Houve até quem questionasse se estavam servindo tilápia.
O presidente da Aceaq, Camilo de Moraes, explica que a tilápia ideal para ser consumida é aquela criada em cativeiro e alimentada com ração. O manejo correto do peixe até chegar à mesa do consumidor faz a diferença.
“Desta forma, o peixe fica com uma carne saborosa, clara, consistente, com boa absorção de temperos e capaz de concorrer em pé de igualdade com outros pescados. A tilápia é valorizada como peixe nobre em outros países e falta isso acontecer aqui no Brasil”, diz o presidente da associação que agrega 35 produtores de tilápia.
Aliás, esses são responsáveis por 70% da produção do Ceará, o maior produtor do Brasil desde 2003.
E os números não param por aí. A Aceaq prevê que em 2012 a produção pode chegar a mais de 30 mil toneladas, contando com mais de 120 projetos produtivos entre associações cooperativas e empresas. Na cidade de Jaguaribara, por exemplo, além dos produtores, artesãos comercializam artigos com couro de tilápia, como bolsas, sapatos e outros acessórios.
Benefícios nutricionais
O consumo regular de tilápia, que tem menos de 5% de gordura, pode trazer ainda diversos benefícios para a saúde. Rico em ômega-3 e proteínas, o peixe colabora com prevenção de doenças cardíacas, neurológicas e articulares.
O melhor é que pode ser preparado de diversas formas. Frito, assado, cozido, grelhado, com ou sem molho. Com imaginação, certamente não faltarão boas receitas.
O chef da tilápia
Tanto que o chef Valdir Nascimento, que homenageia o peixe no nome de seu estabelecimento e é um dos defensores de sua utilização nos restaurantes, executou pratos variados. A Tilápia Fortaleza é um grelhado com molho, tomate sem pele e champignon servido com um cremoso arroz de castanha.
A Tilápia Ceará é daquelas que conquista pela simplicidade. O filé grelhado é servido com azeite e alcaparras e purê de batatas. Já Tilápia Nordeste é o filé coberto com ova de curimatã e acompanhado pelo risoto do mesmo molho do peixe.
Por fim, a Tilápia Brasil, que será lançada no cardápio como o prato da Copa 2014, agrega os molhos de açafrão e espinafre (com um leve toque de creme de leite) ao filé servido com batata cozida, salsinha e azeite. Que tal aproveitar para experimentar?
Conheça mais…
Associação de Aquicultores do Ceará (Aceaq)Site: www.aceaq.com.br
Tilápia RestauranteRua Vicente Leite, nº 1131, Aldeota. Telefone: (85) 3268-1734.
Fontes utilizadas:
Créditos Informação: Repórter Izakeline Ribeiro para Portal Guia do Sabor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário