segunda-feira, 26 de março de 2012

PARTICIPAÇÃO DA CODEVASF NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura de Xique-Xique (2º/CIX), na Bahia, participou, na última semana, da comemoração do Dia Mundial da Água, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo na cidade de Barra-BA, e contou com o apoio da CODEVASF. Na oportunidade mais de 10.000 peixes juvenis da espécie Curimatã Pioa (Curimba) foram distribuídos Rio Grande e Rio São Francisco.
Estavam presentes no evento autoridades locais, alunos dos colégios municipais do ensino fundamental e representantes da CODEVASF. A programação teve, além da palestra de abertura, várias apresentações teatrais, recitais de poemas e cartazes alusivos à preservação ambiental e dos recursos hídricos. Logo após, aconteceu o Ato simbólico de repovoamento com a soltura de peixes nativos, produzidos no CIRPA (Xique-Xique), do Rio São Francisco e Grande e plantio de mudas nativas para arborização ao longo do cais da cidade.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, a água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos e a utilização implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. Para a médica Veterinária, Walkyria Antunes Pignata Feitosa, eventos como este, desperta na população uma maior conscientização da importância e da responsabilidade de cada um para construir uma sociedade mais eqüitativa e ambientalmente sustentável.

Fonte: CIRPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário