quarta-feira, 28 de março de 2012

Parceria com Cooperativa visa resultados positivos

Parceria com Cooperativa visa resultados positivos


A Chácara de Piscicultura Arca de Noé de Assis Chateaubriand firmou uma nova parceria com a Copacol, onde serão produzidas tilápias para serem entregues aos produtores em fase de engorda. É produzindo em média 200 mil alevinos de tilápia por ano. A chácara já chegou a produzir mais de 1 milhão de alevinos de diferentes espécies em um ano.
O mais produzido é a tilápia, mas também tem o Pacu, Bagre, Tambaqui e Piau.
A chácara possui 42 tanques entre grandes e pequenos, onde são produzidos a mais de 10 anos.


Um dos piscicultores responsáveis Valdelino de Campo (Nenéco), explica que as fases de vida dos peixes é divididas basicamente em; ovo, larva, pós-larva, alevino, juvenil e matriz ou reprodutor. Como a diferença de tamanho e comportamento entre tais fases é bastante grande, torna-se necessário adequar o trato, bem como as unidades de produção, instrumentos e utensílios, naquilo que é chamado de fases da piscicultura. Por exemplo, podemos separar as fases da piscicultura em quatro: 1 - fase de reprodução: manejo de matrizes e reprodutores nos viveiros externos, em tanques-redes temporários ou nos tanques de reprodução do laboratório; 2 - fase de incubação: manejo de ovos e larvas em incubadoras especiais; 3 - fase de alevinagem: formação de alevinos (até cerca de 5 cm) em tanques internos, viveiros-berçários externos ou viveiros-barragens; 4- fase de engorda: produção de peixes juvenis para o abate (até cerca de 25 cm) em viveiros-barragens familiares.


A piscicultura, que teve início em 2008, é um dos mais recentes negócios da Copacol. Com 110 produtores integrados, são abatidas atualmente 20 toneladas de tilápia ao dia no Abatedouro de Peixes, em Nova Aurora.


Para respaldar a atividade, a Copacol também conta com a Fábrica de Rações Extrusadas para Tilápias, que garantiu uma melhora significativa nos resultados de conversão alimentar e redução no custo de produção.


Fonte: Jornal integracao em 26/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário