domingo, 29 de abril de 2012

Atenção na qualidade do peixe

Imagem

Ingestão de peixe estragado pode levar a intoxicações e até a morte. Medidas de higiene previnem contaminações.

 Chega a ser irrecusável em compras de supermercados a escolha por produtos em promoção. Entretanto, para evitar desperdícios e gastos desnecessários, é importante observar o prazo de validade e alguns cuidados são imprescindíveis para se prevenir de doenças transmitidas por alimentos contaminados, principalmente, quando o consumo for de peixes.Com a correria do dia a dia, os congelados ajudam na falta de tempo para o preparo das refeições. Estes meios podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais, por exemplo, em restaurantes japoneses. A nutricionista do Hospital Paulista, Danielle Totino, alerta que para estes procedimentos os peixes devem ser mantidos em uma temperatura média de -18ºC. "Nesta temperatura ocorrerão apenas mudanças nas características físicas, sensoriais, tais como a cor, o sabor e a textura", ressalta a especialista.Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, os alimentos devem estar armazenados na temperatura recomendada pelo fabricante e não devem ser mantidos à temperatura ambiente por tempo prolongado, pois sofrem alterações indesejáveis que muitas vezes não são perceptíveis podendo causar mal a saúde.



Priscila Conte, nutricionista do Hospital São Camilo Pompeia, alerta que os peixes devem ser armazenados no congelador caso o consumo não seja imediato. “Antes devem ser limpos, eliminando-se as vísceras e as escamas e, em seguida, muito bem lavados. Embrulhe em filme plástico ou sacos plásticos próprios para alimentos. No caso de filés, o melhor é separá-los um a um. Assim fica mais fácil descongelar e mantê-los íntegros", diz a especialista, acrescentando que o ideal é que não esteja temperado, ou então, com o mínimo possível, "o congelamento acentua o sabor do sal e outros temperos, e o ideal, é que estes sejam deixados para a finalização das preparações", completa.Tempo em média do congelamentoAlgumas medidas de higiene previnem contaminações por germes que podem afetar a qualidade dos alimentos e provocar danos à saúde. A escolha dos mercados deve ser feita baseada na higiene dos atendentes, organização e limpeza do ambiente.Na opinião da nutricionista Danielle Totino, os pacotes devem conter uma etiqueta com a data do congelamento. "É mais fácil para controlar. Os peixes brancos podem ficar até 12 meses no freezer, os mais oleosos no máximo seis meses e os pratos preparados com peixe cozido só podem ficar três meses", ressalta a especialista.

Consequências do consumo de peixes estragadosAlguns alimentos não apresentam um resultado satisfatório após o congelamento como, as frutas ou verduras que serão posteriormente servidos crus, as batatas cozidas, maioneses, cremes a base de amido de milho, os iogurtes e ovos.


Sintomas como vômitos e diarréias podem ocorrer após a ingestão de peixes estragados. Danielle Totino alerta para outras consequências severas. "Podem causar danos gravíssimos para a saúde, serem permanentes ou até causarem a morte, especialmente em bebês e fetos, nos idosos, pessoas doentes ou com o sistema imunológico debilitado", conclui a especialista. 


Fonte: ipesque

Nenhum comentário:

Postar um comentário