segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pesquisa sobre pesca amadora no PI começa após Semana Santa

INTERNATARPONPIAUIENSE.jpg

Presidente da Funpapi diz que pesquisadores devem apresentar primeiros resultados em até 60 dias

O presidente da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e do Ecoturismo do Piauí (Funpapi), José Arli Barros, garante que em até 60 dias serão apresentados os primeiros resultados do estudo que a entidade ambientalista fará sobre o perfil do pescador amador que frequenta o Estado nordestino. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) enviou cerca de R$ 160 mil para o projeto.
“Vamos começar os nossos trabalhos logo após a Semana Santa. Ainda temos um tempo para definir quem formará o grupo de pesquisadores que vai a campo fazer o levantamento”, explica com exclusividade à Pesca & Companhia, Arli Barros.
O presidente da entidade adiantou que os estudos não serão concentrados apenas na região do Delta do Parnaíba, ponto promissor para a pesca ao tarpon. Pelo menos 60 municípios, incluindo os da costa e os banhados por águas continentais, fazem parte do roteiro a ser visitado pelos pesquisadores.
Segundo Arli Barros, o prazo para conclusão e apresentação da pesquisa é dezembro deste ano. Até lá, o MPA exige a identificação dos melhores pontos de pesca, as espécies de interesse dos pescadores, as condições de acesso e transporte para os points pesqueiros e o perfil dos turistas já existentes.
“O Piauí tem incentivado a pesca artesanal. Agora chegou o momento de ver o potencial do turismo da pesca no Estado, o que será bom inclusive para o Governo Federal”, comenta Arli Barros.
Prestação de contas
O presidente da Funpapi afirmou também que “não existe” prestação de contas com relação ao dinheiro enviado pelo MPA. “Hoje a política dos convênios está muito bem definida. Se o ministério determinou uma quantia é porque ele próprio sabe o que será necessário para a pesquisa”.
Em recente entrevista, o ministro Marcelo Crivella disse que pode pedir R$ 1 bilhão ao BNDES para a criação de linhas de crédito e financiamento de pesquisas de interesse da pasta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário